Desde o início do ano fatídico (2020) que desafiou toda a humanidade, nos vimos diante de um cenário em que muitos ficaram conectados aos medos e incertezas de como seria daquele momento em diante.

 Vendo as portas de seu comércio fechando, realmente a pergunta da grande maioria era: “— O que faço agora?”.

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 Empreendedores desconectados da era digital estavam perante um grande desafio: aprender do dia para noite a vender em canais na internet. 

 Em trabalhos diários, agora em home office, na frente de um computador, tablet ou smartphone outro desafio surge: 

— Como chamar atenção do meu consumidor para o meu produto/serviço em meio a tantos anúncios?

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 Com a mente calma, mapear o comportamento deste novo consumidor online foi fundamental para empresas de todos os setores. Através deste mapeamento e muita observação do comportamento das pessoas nas mídias digitais foi o que garantiu a superação deste desafio. Os que assim fizeram se deram bem (mesmo com redução no consumo entre os clientes), mas pelo menos o impacto foi amenizado.

 Passados mais de dois anos do ano fatídico, o cenário do mercado digital ficou muito mais consolidado. As pessoas se acostumaram a pesquisar muito antes de adquirir qualquer produto ou serviço via internet. Estar neste mercado tornou-se ainda mais competitivo onde a disputa de atenção nas redes é quase “uma guerra”. Quem mais aparece e se conecta com seus consumidores ou possíveis clientes tem mais chances de vender mais e melhor.

 Para que toda essa atenção do consumidor dê certo é necessário agora focar em ESTRATÉGIA. Sim, estratégia digital. Agora o empreendedor deverá focar no que lhe trás resultados palpáveis. 

 São diversas e gratuitas as ferramentas que se podem criar os famosos “posts”. Mas o requisito não são os “posts”, mas o conteúdo que agrega e retém a atenção do seu público, tudo isso um real desafio estratégico.

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 Se você em sua empresa está ante este cenário, foque na solução:

 – Tenha alguém responsável e com conhecimento que possa gerir todo esse conteúdo estratégico para você. Um departamento de marketing é fundamental dentro de sua empresa. Se não encontra profissionais que possam atuar in-loco, busque alternativas economicamente viáveis em agências de publicidade digital que lhe traga os resultados que espera.

 Uma nova forma de estar presente diante de seu consumidor é o meio digital e não tem como voltar atrás. É se manter atualizado e correr para o sucesso.

  • Fabiano Santos – Analista de Sistemas com mais de 25 anos de experiência na área e estratégias digitais. Atuação em treinamentos na área de tecnologia e comunicação utilizando ferramentas digitais em escolas técnicas, cursos livres e consultorias empresariais. Fundador da Attitude Agência Web, responsável pelo planejamento de estratégias digitais junto com uma equipe que envolve designer, programador web, redação e o departamento comercial.